O quê o Judô me ensinou sobre Planejamento, para a vida.
No judô, a vitória é definida pelas quedas do oponente. Quando um golpe é perfeitamente aplicado, o adversário se vê, em uma fração de segundos, de costas no chão olhando para o teto. Ippon!! Golpe perfeito. A queda é inofensiva garças à técnica. Sim, também tem técnica para “apanhar”.
Esse sentimento de “apanhar” (ser derrotado esportivamente) despertou em mim, aos 8 anos de idade, a necessidade me preparar para o combate. Aperfeiçoar a técnica, a variedade dos golpes, variar de adversários, além da preparação física e mental.
Sem perceber, a dedicação ao treinamento com objetivo de “longo” prazo – o campeonato estadual de Judô – criou em mim a facilidade de considerar o planejamento natural e benéfico. Afinal, me ajudaria a derrubar e não ser derrubado. Vencer os adversários e o campeonato.
E assim foi, mais de uma vez. E em várias áreas. Nos estudos, em outros esportes, no trabalho, etc.
Todos nós levamos golpes e somos derrotados eventualmente, o importante é aprender, melhorar a preparação e vencer nas próximas ocasiões que a vida oferecer.
Atualmente ensino o Planejamento Financeiro Pessoal. Preparo as pessoas para os desafios da vida financeira, principalmente buscando as CONQUISTAS. E garanto que o Planejamento Financeiro Pessoal é mais fácil e os benefícios são mais duradouros (para a vida!) que o treinamento de Judô.
Necessita técnica e prática, mas traz uma tranquilidade ímpar de que você está preparado para os desafios ao longo de toda sua jornada.
Pratique o Planejamento Financeiro Pessoal, viva mais tranquilo e comemore as conquistas.