A Black Friday está se aproximando e pode ser uma ótima oportunidade, mas também pode ser o início de um problema nas finanças pessoais. Depende de como você se prepara para aproveitar e não perder o controle de quanto gasta, incluindo o parcelamento.
Já se sabe que nem tudo é realmente um ótimo negócio nessa época. Existe muito conhecimento sobre nosso comportamemto como consumidores e ele é empregado para nos atrair a comprar coisas que nem sempre precisamos, por preços que acreditamos muito bons, sem que isso corresponda à realidade. Podemos conseguir ótimas oportunidades se nos prepararmos.
Quando perdemos o controle e gastamos mais do que deveríamos, corremos o risco de entrar em um ciclo muito prejudicial para nossas finanças pessoais – a bola de neve das dívidas. Atenção perigo na pista!!
Sugiro uma preparação de 3 passos para se tornar um habilidoso caçador de ótimas ofertas.
Primeiro passo: estude e defina o que você realmente precisa comprar. O que você está buscando: Uma viagem? Um sofá? Pneus novos? Uma cafeteira? Um par de tênis? Enfim, isso é individual, mas escolha. Faça uma lista de prioridades.
Segundo passo: estude onde esses itens estão disponíveis e quais os seus preços regulares…com algum tempo de antecedência para não cair no conto da “metade do dobro”.
Com esses dois passos de preparação você terá:
- uma lista de prioridades
- preços de referência.
E poderá julgar se as ofertas Black Friday são realmente boas. E elas existem!
Terceiro passo: já em nível avançado, defina seu orçamento máximo que contemple uma margem (valor) para acomodar ofertas realmente incríveis que você não previu e que caibam no seu orçamento pessoal. Para refletir: se você não previu, talvez não seja prioridade!
Black Friday tem todo ano e você vai melhorar sua habilidade.
Não seja presa fácil, prepare-se.
Seja um caçador inteligente de ótimas ofertas.
Boas compras!